terça-feira, 18 de abril de 2017

Análise do efeito da fluoxetina e paroxetina no bruxismo do sono

Tradução de uma pesquisa científica publicada no dia 03 de fevereiro de 2017, no Arch Oral Biol, pelos autores Isa Kara M, Ertaş ET, Ozen E, Atıcı M, Aksoy S, Erdogan MS, Kelebek S.

OBJETIVO:

A relação entre o bruxismo do sono (SB) e os inibidores seletivos do reabastecimento da serotonina (SSRIs) ainda estão em debate devido à falta de estudos objetivos bem planejados. O presente estudo investiga possíveis efeitos de SSRIs, fluoxetina e paroxetina na SB em pacientes com ansiedade e depressão.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Trinta usuários de SSRIs para tratamento de depressão ou ansiedade foram inscritos no estudo. Após exame clínico e anamnésico, foram incluídos 15 usuários de fluoxetina e 15 de paroxetina. Para uma avaliação objectiva da SB, utilizou-se um dispositivo descartável de utilização única, BiteStrip, antes da primeira ingestão de SSRI e repetiu-se depois de 7 e 15 dias. Os dados auto-relatados dos pacientes também foram obtidos para avaliação da consciência do paciente.

RESULTADOS:

Os escores de BiteStrip foram significativamente maiores nos dias 7 e 15 do que na primeira medição. Houve aumento de 26 (86,6%) nos escores de bruxismo no 7º dia. Houve também um aumento em 27 (90%) pacientes no escores de bruxismo no 15º dia. Mas de acordo com os auto-relatos dos pacientes, apenas 6 pacientes tinham consciência de que os sintomas de bruxismo foram iniciados ou exacerbados 15 dias após o início da fluoxetina ou paroxetina.

CONCLUSÃO:

Fluoxetina e paroxetina, SSRIs utilizados para o tratamento da ansiedade e depressão, podem iniciar ou agravar o bruxismo do sono (SB). Os clínicos devem considerar que os SSRIs podem ser a causa da SB quando os usuários de SSRI são encaminhados para clínicas odontológicas para sintomas de SB. Como há uma escassez de pesquisas sobre este assunto, mais estudos são necessários para confirmar a existência de SSRI induzindo o SB.

Nenhum comentário: