quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Efetividade do enxaguatório bucal com chá verde em comparação com a clorexidina

O chá verde (Camellia sinensis) é uma bebida popular nos países orientais e é rico em polifenóis, compostos que possuem várias propriedades, incluindo antioxidantes, anti-diabéticos, anti-mutagênicos, antivirais, antibacterianos e anti-inflamatórios. 10 Vários estudos têm demonstrado os benefícios do chá verde na doença periodontal, cirurgia oral e cárie. Até à data, não houve pesquisa para avaliar a eficácia do chá verde na pericoronite.

O objetivo do presente estudo foi investigar se chá verde chá é eficaz no controle da dor e trismo em pacientes com pericoronite aguda. A hipótese do estudo foi que o enxaguatório bucal do chá verde é tão eficaz quanto o enxaguatório bucal CHX no controle da dor e trismo na pericoronite aguda.



Resumo da pesquisa

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do enxaguatório bucal de chá verde no controle da dor e trismo associado à pericoronite aguda em comparação ao enxaguatório bucal com clorexidina (CHX).

Noventa e sete pacientes com pericoronite aguda foram submetidos a desbridamento e receberam 5% de enxaguatório bucal com chá verde (grupo de estudo) ou 0,12% CHX enxaguar boca (grupo controle).

Foram determinadas a dor (escala analógica visual, VAS), número de analgésicos, abertura máxima da boca (MMO) e número de pacientes com trismo.

Não houve diferenças significativas nas variáveis ​​demográficas, ou VAS basal , MMO ou número de pacientes com trismo entre os dois grupos. O escore VAS médio do grupo de estudo foi estatisticamente inferior ao do grupo de controlo entre os dias 3 e 5 pós tratamento. Menos dos pacientes que enxaguaram com chá verde tiveram trismo nos dias 3 e 7, mas a diferença não foi significativa.

Conclusão 

Com base nos achados da presente pesquisa, conclui-se que o enxaguamento com chá verde pode ser benéfico no controle dos sinais e sintomas relacionados à pericoronite aguda, incluindo dor e limitações de abertura bucal. Além disso, o número de analgésicos requeridos pelos pacientes seria menor e a resolução do trismo seria melhorada.


Link da pesquisa: https://www.clinicalkey.com/#!/content/playContent/1-s2.0-S0901502714002100?returnurl=null&referrer=null

Nenhum comentário: